A condenação de Carlos Manuel de São Vicente é perfeitamente contrária à lei, segundo o Professor Manuel da Costa Andrade

O Professor Manuel da Costa Andrade, antigo Presidente do Tribunal Constitucional de Portugal, conclui no seu parecer jurídico de 5 de Maio de 2022 que a condenação de Carlos Manuel de São Vicente é perfeitamente contrária à lei, na medida em que não cometeu qualquer delito.

Na sua conclusão, ele recorda : « Os factos dados coma provados e imputados ao réu CARLOS MANUEL DE SAO VICENTE, não permitem a sua condenaçao, a nenhum titulo, pelos crimes de Peculato, Fraude fiscal e Branqueamento de capitais, previstos e punidos, respectivamente, pelos artigos 362° do Codigo Penal, artigo 172° do Codigo Geral Tributario e artigo 82° da Lei n° 5/20, de 27 de Janeiro. Isto porquanto os factos nao preenchem minimamente os pressupostos objectivos e subjectivos de qualquer daquelas incrirninaçoes. Em termos tais, que a condenaçao so seria possivel à custa de frontal e irremivel pecado capital contra o princîpio de legalidade (nullum crimen sine lege), uma das marcas irrrenunciaveis do Estado de Djreito democratico. »

Ver o texto completo do parecer jurídico do Professor Manuel da Costa Andrade.

In order to provide you with the best possible service, this site uses cookies. By continuing to browse the site, you declare that you accept their use.

This site is registered on wpml.org as a development site.